Sistema circulatório: principais doenças

Hipertensão arterial: O aumento da pressão arterial lesa as artérias por induzir a alterações conhecidas como arteriolosclerose, que corresponde ao estreitamento das arteríolos e pequenas artérias. Contribui também para agravar a aterosclerose. Por outro lado sobrecarrega o ventrículo esquerdo o qual tem que fazer mais força para bombear o sangue.


                                          
Aterosclerose - é uma doença que afeta a camada interna das artérias. Há depósito de colesterol e áreas de calcificação. A aterosclerose predispõe à trombose, que é a coagulação do sangue no local.

                                            

                                                   
Aneurisma - O aneurisma é a dilatação de um determinado segmento do sistema circulatório. Pode afetar as artérias, o coração e, mais raramente veias. O aneurisma pode ser provocado pela aterosclerose. Quando isso acontece ele é mais comum na aorta abdominal. Alguns são provavelmente congênitos, como os cerebrais.
                                                                                    
Acidente vascular cerebral (AVC) - Os AVC podem ser de dois tipos: os isquêmicos provocados por entupimento de artérias (por trombos ou êmbolos) e os hemorrágicos causados por ruptura de aneurismas ou artérias (em caso de hipertensão arterial, por exemplo).
                                                                
Varizes - As varizes são dilatações e alongamentos de veias. Podem ocorrer nos membros inferiores, na região anorretal (hemorróidas), esôfago (em caso de cirrose hepática e esquistossomose).